Unamama lança Outubro Rosa em Petrópolis com palestras e painel temático




Arte que Cuida terá painel criado por Cocco Barçate e presença da Atriz Mônica Martelli

A Casa de Cultura Cocco Barçante, a União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama – Unamama e o Projeto “Sentimentos do Rio” realizam no dia 5 de outubro o lançamento do evento “Arte que Cuida”, lançando as atividades do movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo concientizar durante todo o  mês de outubro a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

O evento acontecerá as 17h na Casa de Cultura Cocco Barçante localizada Rua Coronel Veiga, nº 1734 em Petrópolis. Um dos destques da programação será o lançamento do painel "CUIDAR", criado pelo Artista Plástico Cocco Barçante e que será doado a associação. A entrega contará ainda com a presença da atriz Mônica Martelli, madrinha da Unamama.

Dentro da programação acontece a apresentação do Projeto Noite enSOLarada, e o Sarau Poético apresentado pela escritora e produtora cultural, Ivone Alves Sol e apoio do escritor e pesquisador Almir Tosta. Na oportunidade, a escritora lançará a segunda edição do seu livro de poesia SOLvendo Sentidos.

O Painel "CUIDAR" possui cerca de dois metros  foi criado e pintado pelo artista plástico  e bordado pelas mãos de artesãs voluntárias de diferentes associações do estado do Rio de Janeiro, entre elas: Bordando o Futura da cidade de Itaperuna, Mulheres Reciclando da cidade de Macaé, Bordadeiras de Natividade da Cidade de Natividade, Marias Maré da comunidade da Maré, Nós do Ponto Chic de Nova Iguaçú, Osami da Cidade de Deus e Artesãs da Serra e Florescer da cidade de Petrópolis.  O processo de confeção e bordados durou cerca de quatro meses para ser concluído

O painel será exposto em outras  instituições que trabalham em prol da luta contra o câncer de mama, durante o mês de outubro, seguido de palestras ministradas pela presidente da UNAMAMA, Marilena Garcia. Para ela, a iniciativa mostrará o quanto a arte e suas manifestações podem ajudar na promoção do combate e preveção de doenças como a do Câncer de Mama. “São temas delicados, ligados ainda ao medo e falta de informação. E o painel de Cocco mostra o quanto a transversalidade é importante na ruptura de barreiras e promoção da consientização”, disse.

Marilena disse ainda que o trabalho de Cocco Barçante foi decisivo na realização do evento. “Quando conheci Cocco Barçante, a sua criatividade e generosidade me fizeram perceber que ele seria um excelente parceiro, para a nossa causa. A doença, apesar dos avanços técnico-cientificos , ainda nos ameaça muito, e para humanizarmos o processo de informação e tratamento, com tantas posibilidades de cura, devemos recorrer à beleza , à estética, à doação . Exatemante o que encontramos no artista Cocco Barçante”, elogiou.

Cocco Barçante disse estar agradecido pelo convite e satisfeito com o resultado. Com respeito e seriedade construimos este painel e doamos para a UNAMAMA e para a campanha nacional de prevenção do câncer de mama. Nos sentimos muito bem em saber que a nossa Arte com seus pincéis, linhas e agulhas vão ajudar a conscientizar e dar esperança às mulheres que vivenciam e lutam contra o câncer de mama. Agradecemos a Marilena Garcia por trazer esta causa para as nossas vidas”, disse ele.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Comentários