Conceito: “Inteligência se Aprende” é tema de palestra do Prof. Guto Garcia




O professor da UFRJ  de Macaé Guto Garcia, ministrará no próximo dia 17 de setembro no Auditório Cláudio Ulpiano na Cidade Universitária, a Palestra “Inteligência se Aprende”, com início às 13h. A palestra é gratuita e aberta à toda comunidade. O objetivo é demonstrar que Inteligência se desenvolve num processo permanente de interação com a experiência que o meio oferece.

Durante sua apresentação Guto fala do desenvolvimento da inteligência através de experiências e desafios, da importância de se capacitar a criança na busca do conhecimento ( e não apenas absorver conhecimento) A educação em grupo, a moral, a realidade virtual, o desenvolvimento da responsabilidade e da capacidade de enfrentar a vida adulta são alguns dos temas abordados em sua palestra.

O professor, que é Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, Pós graduação em Administração Publica FGV,Finanças Coppead, Gestão Internacional OHIO-EUA e Analista Suporte PUC, falará em sua palestra de terça-feira  sobre Ciclos de aprendizado, Entender x aprender x fixar, Tipos de memória, redes neurais, Cérebros e seus hemisférios e Múltiplas inteligencias.

Ele afirma que além de propiciar um ambiente favorável em casa com medidas simples (como incentivar a leitura) que estimulam o cérebro, os pais também precisam retomar a parceria com a escola, valorizando os professores. Outro tema a ser abordado pelo professor Guto é a técnica de se estudar pouco, mas todos os dias. “Tem que se acabar com a mania que o aluno tem estudar apenas para a prova. Essa é a perdição. O aluno que estuda para prova tira nota, mas esquece tudo depois. A maneira de estudar para aprender para sempre é estudar pouco, mas todo dia, no famoso lema “Aula Dada, aula estuda hoje”, afirmou.

Para Guto, o foco da Palestra “Inteligência se Aprende”, é demosntrar que a inteligência só se desenvolve com dedicação diária. O que se pretende  com essa palestra é estimular nossos alunos para que aprendam a estudar de forma correta, para que começassem suas atividades com o pé direito e acho que o resultado tem sido positivo pois esta é a terceira vez que apresento essa proposta na Cidade Universitária”, disse o professor.

Guto é ainda autor do livro “Introdução a Programação – 500 exercícios resolvidos , indicado para iniciantes em programação imperativa de computadores e para todos os estudantes que estão com dificuldades em aprender algoritmos pelo método tradicional.  O objetivo do livro é levar o leitor, por meio de 500 exercícios resolvidos a familiariadade com uma nova linguagem e a partir daí, começar a achar suas próprias soluções. O livro possui conceitos teóricos sobre algoritmos de uma forma rápida e resumida.

Comentários