Em reunião com Guto Garcia é definida Audiência Pública para  dia 9 de outubro

Professores e alunos ligados a Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar- CEMEAES, instituição com mais de dez anos de atividades em Macaé, se reuniram na última quarta-feria (11) com o vereador Guto Garcia, buscando apoio para o retorno do projeto à Secretaria de Educação do município.  Ligado a Secretaria de Esportes desde 2009, o Centro vem passando por uma série de dificuldades que vão desde a falta de atendimento ao escolar, passando ainda pela incerteza quanto ao destino de seus funcionários. A questão será debatida amplamente, durante a Audiência Pública do Cemeaes, marcada para o dia 9 de outubro, as 18h, na Câmara Municipal.

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes a reunião apresentando ao vereador a realidade do Centro e sua importância em retornar ao quadro de projetos da Secretaria de Educação. “Dentro dessa mudança, ocorrida em 2009, quem mais saiu predjudicado foi o escolar, os alunos da rede. Hoje possuimos nossos atendimentos limitados e focando o servidor, adultos e idosos . Dessa forma, muitos jovens deixaram de ser beneficiados pelo projeto”, explicou um professor da Rede que atua no Centro.
Outra questão levantada pelos presentes se refere ao futuro do CEMEAES e o destino de seus profissionias, que em sua maioria são professores da Rede. “Muitas informações nos são passadas sem que ao menos tivéssemos sido consultados. Dizem que o Cemeaes ficará no Gabinete da Prefeitura, outros dizem que será na Secretaria de Sáude. Isso tudo nos deixam muito inseguros, pois somos profissionais da área de ensino,  fizemos uma escolha pelo Centro e depositamos nosso aperfeiçoamento profssional e comprometimento salarial dentro deste projeto. Ser avisado de última hora e sem poder de escolha, nos deixa completamente insatisfeitos derespeitados ”decalrou uma professora.
Guto Garcia é auto da proposição de número 720/2013 que solicita por meio de uma indicação o retorno do CEMEAES para a Secretaria de Educação. Para o vereador, que já foi secretário de educação e acompanhou de perto do trabalho do Centro, o projeto é uma das grandes iniciativas que conseguiu continuar após as sucessivas mudanças de gestão.
“E isso só foi possível graças ao comprometimento de seus profissionais, o resultado positivo que eles obtiveram com os alunos assistidos e pela aprovação maciça da comunidade, quado o Cemeaes funcionava junto à Secretaria de Educação. Por isso, nada mais justo que retomemos sua gestão ao órgão que soube tão bem executá-lo”, disse Guto.
Ao final da encontro foi acordado entre os presentes a possbilidade de uma reestruturação do projeto, voltando suas atividades com foco no educando e apresentando novas iniciativas junto a secretaria e a comunidade. “ Acredito que tanto o Prefeito quanto as demais secretarias não possuem a idéia de acabar com o CEMEAES. E a Audiência Pública demosntrará o quanto seus profissionais querem que o projeto siga por rumos certos e filosofia de atuação abrangente”finalizou o vereador.

Entenda o CEMEAES - O Centro Municipal de Apoio ao Escolar está em funcionamento desde 1997 e foi instituído pela Lei Municipal n° 1929/1999, de 4 de junho de 1999, e subsidiado pela Secretaria de Educação. Em 2009 passou a estar vinculado à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Macaé.
O CEMEAES tem como proposta de trabalho o atendimento às crianças da rede escolar municipal com problemas de rendimento ou déficit de aprendizagem, tais como: dificuldades em acompanhamento da turma, dificuldade no processo de aprendizagem, de relacionamento interpessoal, ou qualquer fator psicológico, patológico ou social que prejudique o pleno desenvolvimento escolar da criança.

Estes atendimentos acontecem de forma multiprofissional, e atualmente os Módulos do CEMEAES apresentam um quadro profissional com as respectivas áreas: fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, psicopedagogia, fisioterapia, psicomotricidade, educação física e Serviço Social. Desta forma, além de oferecerem atualmente serviços que potencializam o direito dos usuários ao esporte e lazer, também oferecem serviços de auxílio ao processo de ensino-aprendizado das escolas públicas do município, muito disto também pelo seu histórico trabalho e vínculo passado com a Secretaria de Educação.

O CEMEAES está organizado em cinco unidades de atendimento, chamados de Módulos I, II, III, IV e V. A localização dos Módulos foi distribuída de forma a atender microrregiões específicas e o critério utilizado para a escolha da locação de cada Módulo é a comunidade escolar dessa microrregião que necessita desse tipo de atendimento, isto é, relacionada às condições socioeconômicas das famílias. Desta maneira, cada módulo está locado em um bairro estratégico que facilite o acesso dessa comunidade da microrregião e assim possibilite o desenvolvimento escolar da mesma.

Em 2009 foi reelaborado o Projeto para o CEMEAES com o intuito de sistematizar a atuação profissional da equipe de trabalho como um todo, assim como legitimar a proposta de atendimento ao escolar de forma multiprofissional e na perspectiva de totalidade dos sujeitos, e ainda incluir o Módulo VI, devido ao mesmo ter sido inaugurado em 2008. O projeto anterior foi reformulado, pois necessitava de algumas alterações no corpo de seu texto para melhor explicitar a proposta de trabalho pretendida. A iniciativa partiu do departamento de Serviço Social junto a administração geral do CEMEAES, e este documento visava rever a missão e os objetivos da coordenadoria, reafirmar a necessidade do trabalho da instituição no município de Macaé e também assegurar a importância da atuação desta junto às escolas locais. Inclui-se ainda nesse novo Projeto a perspectiva de trabalho interdisciplinar.

O novo Projeto do CEMEAES apresentado em 2008 e a inauguração do Módulo VI passa a atender os servidores públicos de Macaé e a comunidade adulta em geral, iniciando assim o distanciamento da proposta dos outros Módulos. Desde então profissionais e a comunidade assistida tem questionado os rumos e futuro do projeto.

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