Educação: um bom legado a ser deixado



A Educação é uma questão polêmica, passível de discussões, debates e críticas. Muito se justifica por se tratar de uma área voltada para a iniciação, construção e formação do cidadão. E ao observar as concepções de ensino, de aluno e educador que o município adotou ao pautar sua política educacional, percebo que este é principal legado a ser deixado pela administração aos futuros gestores.

Opiniões sobre o ideal de educação, comparações com outros estados e países também são fonte de pontos de vistas diferentes. Em Macaé não é diferente. Mas aqui, na Rede Municipal, os educadores, puderam vivenciar o início de uma profunda transformação: a abertura do diálogo, da exposição dos reais problemas e a busca por soluções e suas melhores aplicações. Ou seja: a democratização do ensino.

Nunca se falou, questionou, exigiu e se propôs a mudar o ensino como tem sido feito nos últimos anos. O professor recuperou a liberdade de opinar, de discordar. Não precisa mais de uma autorização para se pronunciar. Algo realmente mudou na educação do município. Educadores e diferentes setores da sociedade (Civil e Organizada, Grêmios estudantis e Sindicatos) puderam participar de uma Conferência Municipal. Seria pouco, se esta não fosse a primeira Conferência de um município próximo aos seus 200 anos. Metas foram criadas e planos de cargos efetivamente saídos do papel, revistos com o apoio dos educadores.

Hoje, além das inúmeras oportunidades de formação, especialização e qualificação, a educação do município abriu às portas para toda a comunidade. Em todos os aspectos. Pós graduações e Extensões visando atender às necessidades da rede (Alfabetização, História da África, Gestão Escolar, Violência e Sexualidade), 35 cursos abertos à comunidade durante as férias com media de 700 alunos a cada edição. 12 mil formandos em cursos de qualificação profissional. Um Centro de Idiomas inteiramente gratuito, onde jovens da rede pública são prioridade e um Colégio de Aplicação que, voltado para a formação no ensino médio, fomenta ao professor e alunos a troca de experiências e novas formas de aprendizado. Uma educação integrada ao Ensino Superior, com 15 graduações gratuitas apoiadas por 3 Universidades com projetos de interiorização já consolidados no município. O ensino superior abriu suas portas à sociedade fazendo valer a máxima “Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Os profissionais que fazem parte da Rede Municipal de Ensino Educação estão sendo incentivados a se qualificar e a especializar. Gratuitamente. O Governo Municipal entendeu a importância dessas transformações. E a população percebendo sua correta gestão, o avaliou positivamente. A qualificação de professores, a certificação de competências, a reformulação do plano de cargos, a revisão da proposta pedagógica foram passos desafiadores e marcantes nesse processo.

A continuidade desse processo e a resolução de outros desafios se fazem agora presentes. A reestruturação de escolas a autonomia das unidades de ensino serão os próximos passos. E tudo indica que o governo e seus gestores estão comprometidos a deixar Macaé com o melhor dos legados: Uma educação para todos voltada para a formação, para o real exercício de cidadania e democracia.

Comentários