Nosso papel junto ao professor


Todos, de alguma forma sofremos a influência de um professor em algum momento de nossa vida. Acredito que a minha só seja diferente pela quantidade de mestres que fizeram parte da minha história profissional e pessoal. Talvez seja este o motivo estar (de alguma forma), nos últimos três anos, a serviço de professores e diretores, conhecendo um pouco mais sobre seu ofício, me conscientizando aprendendo e divulgando essa profissão.

A primeira lembrança que tenho de um professor foi na quinta série (naquele tempo era assim mesmo!). Havia perdido o ano, injustamente (é sempre assim!) e por alguns décimos (é sempre assim também!). Meus pais, como medida desesperadora para me matricular no sexto ano em um dos colégios mais tradicionais de Campos, o LICEU (haviam conseguido uma vaga pra mim) foram pedir a professora para me aprovar. O que receberam dela foi uma frase que até hoje não esqueço: “Não o aprovo. Ele precisa entender o valor da educação privilegiada que está recebendo e da disciplina”. E lá fui eu repetir o ano, fora do LICEU e novamente no Eucarístico. E com a primeira de muitas lições de um professor para a vida.

Desde então, tenho a ciência da importância do professor na vida de um cidadão. E por esse motivo, questiono por que da falta de seu reconhecimento. Atribuo a vários fatores, mas sempre acabo o associando ao valor sentimental. Muitos não vêem o professor como um verdadeiro profissional. E sim como um orientador da vida. E ai está todo o erro.

Sempre pensamos no educador pelo lado emocional, esquecendo que o seu profissionalismo é a mola mestra de todo esse processo. Uma inversão de valores que (felizmente) começa a ser corrigido. Ter consciência da real importância do professor é o primeiro passo para recuperar o valor desse profissional em todas as áreas. Todos querem que seus filhos estudem com os melhores professores, mas nenhum deles visualiza seu filho sendo educador.

E mais ainda. De alguma forma, a maioria da população se acomodou em vivenciar o professor nessa situação. Mas não eles. E até nesse dilema o professor ainda nos dá uma grande lição. Mesmo com todas as dificuldades, implicâncias e dilemas, o seu comprometimento com a profissão e a importância que possui para o desenvolvimento do cidadão, o faz sair de casa com a esperança de um futuro mais digno. Não é demagogismo. É a realidade de qualquer profissional apaixonado pela profissão. Seu ofício. Mas no professor, essa definição parece se encaixar perfeitamente.

Não parabenizo os professores pela data de hoje. Os estimulo a continuarem a serem professores, lutarem por melhores condições me comprometendo enquanto cidadão, a apoiar qualquer iniciativa que os beneficie. Mudanças estão sendo feitas e essa também é uma certeza. A data de hoje serve para afirmar que o professor é um dos profissionais mais importantes de nossa sociedade e o quanto a sociedade necessita repensar em seu papel junto a educação. Educação não é só política pública. É responsabilidade de toda a sociedade. 

Comentários